Gabrielli Dala Vechia defende sua dissertação nesta sexta-feira

A integrante do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT), Gabrielli Dala Vechia, defende na próxima sexta-feira (29), às 14h, sua dissertação “Telejornais em transformação; juventudes em tensionamento: relações entre disputas discursivas na construção de sentidos para a juventude brasileira contemporânea e os modos de endereçamento dos principais telejornais da Rede Globo”. A defesa acontece na sala 04 da Facom/Ufba.

A banca será composta pelas professoras Jussara Maia (UFRB) e Nadja Vladi (UFRB). A dissertação tem orientação da professora Itania Gomes (UFBA).

Resumo

A pesquisa objetiva entender as disputas em torno dos discursos que compõem as juventudes brasileiras contemporâneas por meio da análise de lugares de fala que se legitimaram como lóci de construção da verdade em nossa conformação cultural, onde são reproduzidas, tensionadas, reelaboradas, massiva e historicamente, narrativas sobre a realidade: os telejornais. Para esta empreitada, por sua relação histórica com os telespectadores, por representarem uma emissora cuja trajetória se imbrica fortemente com a cultura popular brasileira e pela existência de estudos que relacionam tais produtos televisivos à formação identitária e de valores dos jovens brasileiros, elegemos Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo como nossos objetos empíricos. Foram analisados seis meses de cada telejornal (agosto, setembro, outubro e novembro de 2014 e maio e junho de 2015) com o intuito de compreender os embates em torno do que é dito e do que é silenciado no tocante à juventude e o que esses discursos revelam sobre o modo de construção dos telejornais selecionados e sobre a maneira como a nossa sociedade concebe a temática em questão. Para construir as relações entre os programas e os discursos sobre as juventudes, apostamos no conceito metodológico de modo de endereçamento, da forma como ele foi operacionalizado pelo Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – local de origem deste estudo.

 


::  To change this standard text, you have to enter some information about your self in the Dashboard -> Users -> Your Profile box.



Post Tags:

© Copyright 2010 Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo - Póscom / UFBA (Customizaçao Wordpress por Thiago Falcão).