Edinaldo Junior faz defesa de sua dissertação na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (31/6), às 10h, Edinaldo Junior, integrante do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT), defende sua dissertação “Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé”. Sua pesquisa apresenta uma perspectiva de analisar como se processa o popular na Rede Globo, a partir dos programas Esquenta!, Brasil Legal, Muvuca, Central da Periferia e Programa Legal, todos apresentados por Regina Casé. A defesa acontece na sala 5 do Póscom.

A banca será composta pela professora Itania Gomes (UFBA) e pelo professor Jeder Janotti (UFPE). A dissertação tem orientação da professora Juliana Gutmann (UFBA).

Resumo

Deparamo-nos, no contexto brasileiro, com uma grande quantidade de críticas que se concentram especificamente em analisar as qualidades dos produtos televisivos, principalmente aqueles que se configuram a partir de uma linguagem marcadamente popular, analisando estes produtos como pertencente a uma “baixa cultura”. Contrária a esta perspectiva, esta dissertação tem como objetivo investigativo analisar a transformações do popular na Rede Globo, a partir de uma análise cultural dos programas apresentados por Regina Casé, a saber Programa LegalBrasil Legal,MuvucaCentral da Periferia e o Esquenta!. Tomamos por popular a perspectiva dos estudos culturais, um lugar de enfrentamento, marcado pela presença das tecnologias da comunicação e de um movimento que dá sentido as expressões da cultura popular no ambiente da cultura massiva. Nossa proposta é buscar, através das historicidades do popular na televisão brasileira, como os mecanismos de acesso às experiências vividas pelas classes populares vão se transformando, ao ponto de configurar a existência e naturalização de um programa como o Esquenta! na grade de programação da Rede Globo.

 


::  To change this standard text, you have to enter some information about your self in the Dashboard -> Users -> Your Profile box.



Post Tags:

© Copyright 2010 Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo - Póscom / UFBA (Customizaçao Wordpress por Thiago Falcão).