Edinaldo Júnior defende a primeira dissertação do TRACC

Aconteceu ontem, dia 31 de maio, na Faculdade de Comunicação da UFBA, a defesa pública de dissertação de Edinaldo Araújo, intitulada “Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé”. Orientado pela professora Juliana Gutmann, o trabalho analisa os modos de construção do popular em produtos do núcleo Guel Arraes, da Rede Globo, apresentados por Regina Casé – Esquenta!, Brasil Legal, Muvuca, Central da Periferia e Programa Legal. Composta pelos professores Itania Gomes e Jeder Janotti, a banca foi a primeira defendida no âmbito do TRACC – Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações na Comunicação.

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, o TRACC atualiza o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo, criado em 2001, cujo principal interesse era o desenvolvimento de instrumental teórico e metodológico para a análise de programas telejornalísticos no marco dos estudos culturais. A mudança de nome se justifica em razão da ampliação de sua ambição e de seus propósitos: suas pesquisas não são mais marcadas por um objeto empírico específico (o telejornalismo), mas por desenvolver a reflexão dos estudos culturais sobre os produtos e os processos comunicacionais. Os conceitos metodológicos de modo de endereçamento, gênero midiático e estrutura de sentimento e a metodologia de análise desenvolvida pelo GPAT devem agora mostrar sua produtividade para a análise de outros produtos e processos comunicacionais.

A dissertação de Edinaldo será disponibilizada para download em breve. Veja fotos da defesa na galeria abaixo!

Defesa de Edinaldo Júnior


::  Valéria Maria Vilas Bôas é doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia e jornalista formada também pela UFBA.



Post Tags:

© Copyright 2010 Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo - Póscom / UFBA (Customizaçao Wordpress por Thiago Falcão).