GPAT marca presença no Congresso da UFBA 70 anos

Nos próximos sábado e domingo (16 e 17/7), o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT) apresenta quatro trabalhos no Congresso da UFBA 70 anos. As abordagens das apresentações trazem pesquisas desenvolvidas no âmbito do GPAT, como também discutem sobre a importância de desenvolver a comunicação institucional para a universidade.

No sábado (16), às 18h30, na sala 217 do Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (antigo PAF I), a professora Juliana Gutmann participa do fórum “A Comunicação Institucional na UFBA: Experiências, análises e perspectivas da área de Comunicação no contexto universitário”. Juntamente com servidores da Assessoria de Comunicação da UFBA Ricardo Sangiovani, Josemara Veloso e Marco Queiroz, a mesa tem como objetivo radiografar a situação, os desafios e a função da comunicação institucional no âmbito universitário. O documento gerado após a discussão subsidiará a Administração Central e os Conselhos Superiores da UFBA quanto às decisões na área.

No domingo (17), às 9h30, na sala 204 do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (antigo PAF III), o produtor e estudante de jornalismo Caio Cruz apresenta o resultado de sua monografia “Sex and The City – Uma Análise das Relações entre Gênero Sexual e Televisivo”. Orientada pela professora Itania Gomes, a pesquisa analisa a representação de gêneros sexuais e sua relação com o gênero midiático sitcom no seriado televisivo norte-americano Sex and The City.

Na sequência, às 10h15, na sala 3 da Faculdade de Comunicação (FACOM), Juliana Gutmann apresenta o projeto do Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), que atualiza o GPAT. A apresentação intitulada “25 Anos de Comunicação e Cultura Contemporâneas: Balanço e Perspectivas”, foi proposta pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (POSCOM), com o objetivo de avaliar o impacto das produções no campo científico, na formação de pesquisadores e nas instituições de ensino e pesquisa em âmbito estadual, regional e nacional nos 25 anos do Programa.

O doutorando Thiago Ferreira também apresenta no domingo, às 14h30, na sala 304 do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha, o seu artigo “Convenções e corpos: como produtos audiovisuais no Youtube se articulam a sensibilidades políticas de minorias”. Foram analisados os canais JoutJout Prazer, Canal das Bee e Afros e Afins, cuja característica comum entre esses produtos é a construção de novas convenções, posicionando os corpos das minorias a partir de vínculos políticos e afetivos, na relação com matrizes culturais convocadas em suas produções.

Congresso da UFBA 70 anos - Principal realização da Universidade no aniversário de 70 anos de sua fundação, o Congresso vai propiciar, entre 14 e 17 de julho, uma ampla discussão acerca da vida universitária na principal instituição de ensino superior da Bahia. O objetivo fundamental do evento é “fazer a UFBA olhar para si mesma”. Isso acontecerá de duas maneiras: através de debates sobre os desafios enfrentados por quem vive o dia-a-dia da instituição e por meio da circulação do conhecimento produzido pela UFBA nas mais diversas áreas do conhecimento, estimulando a integração da comunidade universitária.

Confira a programação completa!

 

Serviço

 

O que: A Comunicação Institucional na UFBA: Experiências, análises e perspectivas da área de Comunicação no contexto universitário

Quando: 16 de julho (sábado), às 18h30.

Onde: Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (antigo PAF I), sala 217, Campus Ondina.

Quanto: Gratuito

 

O que: Sex and The City – Uma Análise das Relações entre Gênero Sexual e Televisivo

Quando: 17 de julho (domingo), às 9h30.

Onde: Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (antigo PAF III), na sala 204, Campus Ondina.

Quanto: Gratuito

 

O que: 25 Anos de Comunicação e Cultura Contemporâneas: Balanço e Perspectivas

Quando: 17 de julho (domingo), às 10h15.

Onde: Faculdade de Comunicação, na sala 3, Campus Ondina.

Quanto: Gratuito

 

O que: Convenções e corpos: como produtos audiovisuais no Youtube se articulam a sensibilidades políticas de minorias

Quando: 17 de julho (domingo), às 14h30.

Onde: Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (antigo PAF III), na sala 204, Campus Ondina.

Quanto: Gratuito


::  To change this standard text, you have to enter some information about your self in the Dashboard -> Users -> Your Profile box.



Post Tags:

© Copyright 2010 Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo - Póscom / UFBA (Customizaçao Wordpress por Thiago Falcão).