Atividades


Defesas

07/12/10 – Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Edinaldo Júnior sobre o telejornal Teleberri, da ETB2.

07/12/10 – Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Carolina Garcia sobre o programa Na Mira, da TV Aratu

09/12/10 – Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Luciana Alves sobre o programa Globo Mar

10/12/10 – Qualificação da tese de doutorado de Rodrigo Barbosa  sobre criminalidade na televisão brasileira.


GPAT recebe Marta Pereiro, pesquisadora sobre televisão galega.

No próximo dia 24 de setembro de 2010, o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo realiza encontro com a pesquisadora Marta Pérez Pereiro, professora da Faculdade de Ciencias da Comunicación – Universidade de Santiago de Compostela. Marta Pereiro está no Brasil para um estágio de docência no PosCom/UFBA. Na ocasião, Marta Pereiro irá apresentar a sua perspectiva teórico-metodológica de análise de produtos televisivos e exibirá alguns programas e formatos novos da TV espanhola/galega. O encontro é fechado aos participantes do Grupo de Pesquisa.

Ainda como parte das atividades da pesquisadora na UFBA, Marta Pereiro irá ministrar três aulas na disciplina “Temas Especiais em Televisão” (COM 337) da graduação: no dia 09/09, quando irá abordar sobre o sistema televisivo galego; 16/09, quando irá apresentar o infotainment na TV espanhola; e, finalmente, no dia 23/09, analisará a sátira televisiva.

Marta Pereiro é formada em Jornalismo pela Universidade de Santiago de Compostela e Bachelor of arts (Communication Studies) pela University of Glamorgan, no Reino Unido. Doutora em Comunicação Audiovisual e Jornalismo pela Faculdade de Ciencias da Comunicación – Universidade de Santiago de Compostela, Marta Pereiro é também professora e pesquisadora da mesma instituição. A sua tese de doutorado teve o titulo “Modalidades humorísticas na comedia televisiva galega: Humor e ideoloxía na fórmula televisiva da comedia de situación”.


GPTJ realiza missão de trabalho com pesquisadora visitante em história cultural da televisão.

O Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo realiza, nesta quinta-feira, dia 26 de agosto de 2010, às 15 horas, reunião de trabalho com a pesquisadora Evelyne Cohen, professora de História e Antropologia Culturais da École Nationale Supérieure des Sciences de L’information et des Bibliothèques (ENSSIB-Université de Lyon). O encontro é fechado aos participantes do Grupo de Pesquisa.

Cohen é doutora em história pela Université Paris I e pesquisadora em história da Université Paris I-Panthéon-Sorbonne. Atualmente, é co-diretora do Centro de Pesquisa de História do Livro Gabriel Naudé (ENSSIB) e pesquisadora associada do Institut National de l’Audiovisuel. É pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Images, Sociétés et Représentations (ISOR), Université Paris 1-Panthéon-Sorbonne. Suas principais publicações tratam de história cultural, televisão, política e audiovisual.

Evelyne Cohen visita o GPTJ com apoio do CNPq, através do  Edital Universal MCT/CNPq 14/2008, e do PósCom/UFBA.


Disciplinas

Graduação

Disciplina: COM 106 – Comunicação e Cultura Contemporâneas
Professora: Itania Maria Mota Gomes
Horário: terças e quintas, das 09 às 11 horas
Ementa: A Comunicação e a cultura como configuradoras da contemporaneidade. Enlaces entre comunicação e cultura. Temas atuais do debate sobre cultura e comunicação: o local e o global; história e historiografia; identidade cultural; configuração do sentido da vida social pelas mídias. Metodologias de investigação e interpretação da comunicação e da cultura. Crítica das tendências culturais contemporâneas.

COM106 Programa 2010.2

Disciplina: COM 337 – Temas Especiais em Televisão
Professora: Itania Maria Mota Gomes
Horário: terças e quintas, das 11 às 13 horas
Ementa: A disciplina terá como objetivo oferecer as bases para a análise de programas telejornalísticos a partir da articulação de pressupostos teórico-metodológicos oriundos dos estudos culturais, dos estudos da linguagem e dos estudos do jornalismo. Será dada ênfase aos conceitos de gênero midiático, estrutura de sentimento, modo de endereçamento, valor-notícia, interesse público e atualidade jornalística. Jornalismo como instituição social e como forma cultural. Análise de programas telejornalísticos. Qualidade popular. Telejornalismo e entretenimento. Hibridização dos produtos televisivos. convergência tecnológica. A disciplina será configurada a partir de discussões teórico exercícios de análise de produtos telejornalísticos.

COM 337 – Programa 2010.2

Pós-Graduação

Disciplina: COMA66 – TEMAS EM METODOLOGIAS DE ANALISE DE PRODUTOS E LINGUAGENS (2011.1)
Professora: Profª. Itania Gomes
Horário: Terça-feira – 14h às 18h
Ementa: Aspectos pertinentes às “questões de método” relativas às práticas analíticas de produtos e linguagens da cultura mediática.
A disciplina pretende uma abordagem cultural dos gêneros midiáticos/televisivos, considerados como resultados de práticas criativas, econômicas, sociais, tecnológicas, institucionais, industriais e interpretativas.

Disciplina: COM 511 – Linguagens da Comunicação e da Cultura
Professora: Itania Maria Mota Gomes
Horário: quintas, das 14 às 18 horas
Ementa: Gêneros Televisivos. A disciplina pretende uma abordagem histórica dos gêneros televisivos, considerados como resultados de práticas criativas, econômicas, sociais, tecnológicas, institucionais, industriais e interpretativas. A disciplina será organizada em torno da leitura e discussão da obra EDGERTON, Gary R. & ROSE, Brian G. (Eds.) Thinking outside the box. A Contemporary Television Genre Reader, The University Press of Kentucky, 2008 e de exercícios de análises de programas televisivos.

Programa da Disciplina


Defesas

27/05/10 – Defesa da dissertação de mestrado da mestranda Karina Araújo sobre videorreportagem às 14h.

27/05/10 – Qualificação da tese de doutorado sobre jornalismo nos programas de entretenimento da doutoranda Jussara Maia às 16h.

28/05/10 – Defesa da tese de doutorado da doutoranda Fernanda Mauricio sobre conversação nos programas jornalísticos televisivos às 14h.


Colóquio Internacional Televisão e Realidade

O Colóquio Internacional Televisão e Realidade foi realizado entre os dias 21 e 24 de outubro de 2008 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, através do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo. O objetivo do evento foi reunir pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes em torno das relações entre Televisão e Realidade tendo em vista um cenário marcado pela crescente hibridização das produções e gêneros televisivos e pela implantação da televisão digital no Brasil.

Com ênfase na análise de produtos, o Colóquio permitiu a interlocução sobre as metodologias de análise e interpretação de produtos televisivos que se constroem na vinculação com o real. Alguns eixos temáticos propostos foram os gêneros e formatos da produção televisiva sobre a realidade; as narrativas sobre o real na TV; as vinculações entre televisão, história e memória; a construção do real pelo telejornalismo; as representações do real na teleficção.

O evento foi constituído por um conjunto de atividades, tais como painéis temáticos com participação de conferencistas nacionais e estrangeiros convidados; grupos de trabalho com chamada aberta à comunidade científica; ateliês metodológicos (sessões de exibição de um produto televisivo seguida de discussão em torno das suas estratégias de construção); exibição de produtos televisivos brasileiros e estrangeiros que se distingam pelo tratamento que dão à realidade, por sua qualidade, pelo seu valor histórico ou por serem objeto de análise em algum dos painéis temáticos.

Site do Colóquio


Projeto Lusofonía

O grupo de pesquisa em análise de Telejornalismo participa do projeto “Lusofonía”, coordenado pela professora Margarita Ledo, da Universidade de Santiago de Compostela. O projeto combina a análise de conteúdo e os estudos de recepção com a finalidade de detectar as barreiras sócio-linguísticas que impedem a circulação de produtos audiovisuais galegos nos países lusófonos. Neste contexto, a criação dos universos de recepção é um elemento fundamental para o desenvolvimento desta pesquisa.

A pesquisa está dividida em duas partes: por um lado, conta com uma amostra representativa de produções audiovisuais em língua galega; por outro, de forma complementar, conta com uma série de grupos de recepção em 3 pontos qualitativamente diferentes do espaço lusófono – Guiné Bissau, Brasil e Portugal. Este binômio se materializará na criação de um sistema de gestão de conteúdos para avaliar e experimentar as barreiras da comunicação no espaço da Lusofonia.

Projeto

Disciplinas

Pós-Graduação

Disciplina: COM 511 – Linguagens da Comunicação e da Cultura
Professora: Itania Maria Mota Gomes
Horário: quintas, das 14 às 18 horas
EMENTA: Gêneros Televisivos. A disciplina pretende uma abordagem histórica dos gêneros televisivos, considerados como resultados de práticas criativas, econômicas, sociais, tecnológicas, institucionais, industriais e interpretativas. A disciplina será organizada em torno da leitura e discussão da obra EDGERTON, Gary R. & ROSE, Brian G. (Eds.) Thinking outside the box. A Contemporary Television Genre Reader, The University Press of Kentucky, 2008 e de exercícios de análises de programas televisivos.

Link pra programa da disciplina (programa nos arquivos)

Colóquio Internacional Televisão e Realidade

O Colóquio Internacional Televisão e Realidade foi realizado entre os dias 21 e 24 de outubro de 2008 pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, através do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo. O objetivo do evento foi reunir pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes em torno das relações entre Televisão e Realidade tendo em vista um cenário marcado pela crescente hibridização das produções e gêneros televisivos e pela implantação da televisão digital no Brasil.
Com ênfase na análise de produtos, o Colóquio permitiu a interlocução sobre as metodologias de análise e interpretação de produtos televisivos que se constroem na vinculação com o real. Alguns eixos temáticos propostos foram os gêneros e formatos da produção televisiva sobre a realidade; as narrativas sobre o real na TV; as vinculações entre televisão, história e memória; a construção do real pelo telejornalismo; as representações do real na teleficção.
O evento foi constituído por um conjunto de atividades, tais como painéis temáticos com participação de conferencistas nacionais e estrangeiros convidados; grupos de trabalho com chamada aberta à comunidade científica; ateliês metodológicos (sessões de exibição de um produto televisivo seguida de discussão em torno das suas estratégias de construção); exibição de produtos televisivos brasileiros e estrangeiros que se distingam pelo tratamento que dão à realidade, por sua qualidade, pelo seu valor histórico ou por serem objeto de análise em algum dos painéis temáticos.

Link para o site:  http://www.tverealidade.facom.ufba.br/

Projeto Lusofonía

O grupo de pesquisa em análise de Telejornalismo participa do projeto “Lusofonía”, coordenado pela professora Margarita Ledo, da Universidade de Santiago de Compostela. O projeto combina a análise de conteúdo e os estudos de recepção com a finalidade de detectar as barreiras sócio-linguísticas que impedem a circulação de produtos audiovisuais galegos nos países lusófonos. Neste contexto, a criação dos universos de recepção é um elemento fundamental para o desenvolvimento desta pesquisa.

A pesquisa está dividida em duas partes: por um lado, conta com uma amostra representativa de produções audiovisuais em língua galega; por outro, de forma complementar, conta  com uma série de grupos de recepção em 3 pontos qualitativamente diferentes do espaço lusófono – Guiné Bissau, Brasil e Portugal. Este binômio se materializará na criação de um sistema de gestão de conteúdos para avaliar e experimentar as barreiras da comunicação no espaço da Lusofonia.

Link para o projeto (projeto nos arquivos)


© Copyright 2010 Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo - Póscom / UFBA (Customizaçao Wordpress por Thiago Falcão).